Você conhece o RPG Souchard? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Você conhece o RPG Souchard?

Um método interessante que ajuda pessoas de todas as idades, criada por um francês há mais de 30 anos. Conheça o RPG Souchard:

A princípio o nome pode causar estranheza, mas calma, não há nada com que se preocupar, muito pelo contrário, essa técnica utilizada na RPG veio para te ajudar a cuidar muito bem da sua saúde.

blog1

Criada pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, a reeducação postural global (RPG) é uma técnica inovadora da fisioterapia criada por Souchard e disseminada no mundo todo através de ensinamentos para milhares de fisioterapeutas há mais de 30 anos. Mesmo o termo reeducação postural sendo sempre usado na fisioterapia, a sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.

O RPG tem como foco principal a correção da postura através de alongamentos e exercícios para que ocorra esse ajustamento da postura. Esses exercícios consistem em uma reorganização e um reequilíbrio da musculatura que mantém toda essa postura.

 

Quais são os diferenciais da RPG?

É importante ressaltar que o método de Souchard se difere por tratar o indivíduo, não a doença, ou seja, ocorre uma avaliação particular para que o tratamento seja feito da forma adequada, afinal, cada pessoa reage de uma forma diferente, então é importante realizar essa avaliação mais profunda de cada caso.

Pode ser indicado para pessoas de todas as idades, tanto para os mais jovens para prevenir consequências devido a má postura, quanto para combater dores ocasionado por diversos problemas, como articulares e esportivas, por exemplo.

Entre as patologias que podem ser tratadas com fisioterapia encontram-se: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo, desvio de coluna, dores nos pés e nas mãos, hérnias de disco, torcicolos, e na proteção contra processos degenerativos articulares. Também pode ser aplicado no tratamento de doenças respiratórias, somáticas, reumatológicas, oculares e problemas de períneos.

blog2

 

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados