Uso de salto alto altera a postura e prejudica a coluna - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Uso de salto alto altera a postura e prejudica a coluna

Calçados de salto alto são símbolos de elegância e elevam a autoestima feminina, mas o uso frequente também pode trazer problemas à saúde.

Se você é mulher certamente tem um sentimento muito forte – seja ele qual for – em relação aos sapatos de salto alto. Visto como uma imposição social para algumas mulheres ou objeto de devoção para outras, o calçado está longe de ser uma unanimidade entre o público feminino, ainda que tenha se tornado um símbolo de elegância e autoestima elevada.

O uso esporádico, em ocasiões especiais como comemorações e eventos sociais não chega a se tornar uma ameaça à saúde, apesar de que mesmo nestas ocasiões é preciso não abusar do tempo de uso do calçado. Entretanto, a preocupação maior de ortopedistas e fisioterapeutas reside no uso diário do salto alto, seja por exigência do trabalho ou por simples gosto pessoal.

Imagem: Shutterstock

­O que ocorre é que o uso do salto exige mudanças posturais, já que os pés assumem uma posição de flexão plantar, como se a mulher estivesse andando na ponta dos pés. O eixo de gravidade do corpo é anteriorizado e, para compensar essa alteração e manter o equilíbrio, a mulher tende a empinar o glúteo. Isso pode provocar o aumento tanto da lordose da coluna, quanto da tensão muscular na região. Além disso, a posição dos pés transfere grande parte da base de sustentação do corpo da região do calcanhar para a dos dedos. Este desalinhamento também pode ter reflexões prejudiciais importantes nos joelhos (artrite) e na parte posterior da perna (tendinite). A instabilidade para manter o equilíbrio também é um perigo constante, pois qualquer descuido pode resultar em uma torção grave.

A recomendação para tentar prevenir todos esses problemas é evitar o uso excessivo do calçado, mas se ele for uma exigência no trabalho, por exemplo, opte por saltos que tenham entre 3cm e 4cm de altura e que lhe ofereça conforto, acima de tudo (inclusive da beleza). Os modelos plataforma e Anabela distribuem melhor a pressão do corpo sobre a plantas dos pés e, por isso, diminuem as dores provocadas pelo uso do salto alto.

Caso estes problemas já sejam uma realidade no seu dia-a-dia, entre em contato conosco e conheça o método RPG Souchard. Por meio de uma avaliação do seu quadro poderemos descobrir, com exatidão, se o as dores têm origem no uso do salto alto e, de acordo com os resultados, desenvolver um tratamento totalmente personalizado dedicado a resolver o problema em sua origem.

Continue acompanhando o nosso Blog, fique sempre por dentro de dicas como estas e descubra o quanto o cuidado com a sua postura pode ter significativa influência na sua saúde, humor e qualidade de vida.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde