Porque os atletas utilizam Kinesio Taping? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Porque os atletas utilizam Kinesio Tape?

As Kinesio Tape são fitas coloridas usadas em algumas partes do corpo de atletas. É importante salientar que não são usadas por estética, e sim porque possuem algumas funções fundamentais para esses esportistas.

Reprodução: Shutterstock

Reprodução: Shutterstock

Essas fitas, que já possuem um longo histórico – afinal foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase – se tornaram conhecidas no Brasil recentemente, por aparecerem em alguns esportes populares como vôlei e futebol. Seu principal foco é tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos. Nos esportes citados acima, é possível observar os atletas utilizando em sua grande maioria na posterior da coxa, local onde o estiramento do músculo é mais comum. Porém o método pode ser utilizado em diversos lugares como na lombar, cotovelo, ombro, joelho e panturrilha.

O método parece simples, mas não é. Apesar de não utilizar substâncias químicas, é necessário um profissional qualificado para aplicar a bandagem de forma adequada. A Kinesio Taping age de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas e seu funcionamento se deve ao envio de estímulos ao cérebro para agir da forma esperada, por isso a necessidade de um profissional especializado e certificado é fundamental.

As fitas coloridas podem ser utilizadas não somente por atletas, mas por qualquer pessoa, devido aos seus inúmeros benefícios, principalmente, como já foi dito anteriormente, na correção da função muscular, na melhora da circulação sanguínea e linfática, na diminuição da dor e no alívio da tensão dos músculos.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados