Os malefícios do uso do celular para a coluna - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Os malefícios do uso do celular para a coluna

A maneira como usamos o celular pode representar um risco para a coluna e ocasionar diversos problemas posturais.

 

Quem nunca inclinou o pescoço para usar o telefone? Isso tem sido uma atitude cada vez mais comum devido ao uso intenso dos celulares concomitantemente a outras atividades, porém pode apresentar alguns riscos. Quanto maior a inclinação do pescoço, maior o peso da cabeça sobre a coluna, podendo subir de 6 para 27kg na posição de 60 graus.

 

Esse peso excessivo aumenta a pressão sobre a coluna cervical e ocasiona o sobrecarregamento das vértebras da região. Manter essa postura pode acarretar em problemas como inversão da curvatura fisiológica da coluna e hérnia de disco.

 

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

 

O desconforto na cervical começa como uma dor muscular de menor intensidade e duração, porém devido à intensidade de uso, aos poucos a má postura vai desgastando a cartilagem das vértebras e acaba gerando problemas maiores, como bico de papagaio (ponta óssea onde já se perdeu a cartilagem) e possivelmente uma hérnia de disco.

 

Segundo o ortopedista Orlando Righesso Neto, da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), deve-se ter uma atenção redobrada com crianças e adolescentes – que estão em fase de formação da estrutura óssea – justamente pela quantidade de tempo que esse público passa nos tablets e celulares. “Se você começa aplicar má pressão desde cedo sobre a coluna pode haver consequências como a cifose (de maneira simplificada, uma espécie de corcunda), a lordose (curvatura excessiva da coluna) ou da curvatura do pescoço”, destaca o médico.

 

Por isso é importante redobrar a atenção com a postura durante o uso, o posicionamento correto é de elevação do celular até a altura dos olhos.

 

Acompanhe nossas dicas semanalmente aqui no Blog.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados