O que é Protrusão Discal? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

O que é Protrusão Discal?

É comum que a protrusão discal seja confundida com a hérnia de disco, porém existe uma diferença entre as duas.

 

A protrusão discal é quando ocorre o abaulamento do disco intervertebral, que é formado por um anel fibroso, do mesmo formato do corpo da vértebra. Para que se constitua em hérnia, deve romper o anel fibroso, saindo da cavidade que o contém. A protrusão discal é considerada um estágio que antecede a hérnia de disco no processo de degeneração do disco intervertebral. Basicamente toda hérnia é uma protrusão, mas não necessariamente toda protrusão é uma hérnia. Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco.

 

 

As causas da protrusão variam bastante e geralmente ocorrem com determinadas ações repetitivas, seja no momento de lazer ou em algumas profissões:

 

– Levantamentos de peso com frequência;

– Inclinar e girar o tronco com frequência;

– Trabalho braçal pesado;

– Postura estática no local de trabalho;

– Trabalho repetitivo;

– Dirigir (principalmente quando é uma profissão, na qual se passam horas ininterruptas dirigindo).

 

Os sintomas da protrusão são caracterizados por dor local que acaba se intensificando durante o ato de tossir ou espirrar, espasmo da musculatura e a procura de posições antálgicas da coluna. Quando ocorre pressão nas raízes nervosas vertebrais, pode aparecer dor ou formigamento irradiada para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidades (pés e mãos).

 

O diagnóstico da protrusão discal pode ser feito clinicamente com base nos sintomas, testes ortopédicos, testes neurológicos e exames complementares como a ressonância magnética. A fisioterapia é um dos meios de tratamento mais recomendados, sobretudo a técnica de RPG Souchard por alongar a região, tracionar e possibilitar uma postura mais correta.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados