O que é Fisioterapia Esportiva? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

O que é Fisioterapia Esportiva?

Muitas vezes as práticas esportivas demandam uma rotina de exercícios muito pesada, que podem sobrecarregar os atletas devido às intensas repetições de movimentos e forças excessivas.

 

Essa rotina árdua exige um ótimo condicionamento físico, porém eventualmente esse esforço excessivo pode ocasionar algumas lesões e é aí que entra o trabalho do fisioterapeuta esportivo. Nesse caso o tempo é precioso, pois os atletas necessitam estar em totais condições para seguir na prática do seu esporte. O trabalho do fisioterapeuta é garantir os resultados positivos no tratamento ao qual submete seus pacientes.

 

O principal objetivo da fisioterapia esportiva é a recuperação e prevenção das lesões que acabam acontecendo em toda prática esportiva. Relacionado com o curto espaço de tempo que muitas vezes os fisioterapeutas têm de trabalhar, seu resultado tem de ser eminente e especializado para que o atleta consiga voltar a atuar em alto nível no menor tempo possível, desde que isso não prejudique sua recuperação.

 

fisioterapia_esportiva

Imagem: Shutterstock

 

Essa velocidade na recuperação não depende apenas do profissional de fisioterapia, mas também do atleta e seu empenho para que os melhores resultados sejam apresentados no menor espaço de tempo, com o intuito de garantir a sua volta à prática esportiva em alto nível. A manutenção de todas as áreas do corpo é evidenciada pelo trabalho do fisioterapeuta, a fim de explorar a execução perfeita de todas as habilidades do atleta.

 

Em um time de futebol, por exemplo, a atuação do fisioterapeuta esportivo vai além do tratamento de lesões, tendo também a função de orientar tanto o treinador quanto todo o elenco sobre as melhores maneiras de adequar a postura ao desempenho do atleta em campo, para que seu desempenho seja melhor e ainda para prevenir as possíveis lesões.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados