O que é Epicondilite Medial? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

O que é Epicondilite Medial?

Popularmente conhecida por cotovelo de golfista, a epicondilite é um processo inflamatório dos tendões flexores do antebraço responsáveis por dobrar o punho e os dedos.

 

Essa inflamação ocorre quando os tendões são muito exigidos ou por esforços repetitivos. Geralmente ela se torna comum em alguns esportes, como golfe, tênis e musculação. Algumas atividades diárias como trabalho com digitação e algum evento que possa gerar sobrecarga, como manipulação de máquinas pesadas, podem ocasionar na epicondilite.

 

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

 

Geralmente os pacientes que apresentam esse quadro clínico sentem dor na parte medial do cotovelo (ou interna), que pode passar para todo o antebraço. Próximo ao osso medial do cotovelo (epicôndilo medial) que acaba interferindo em alguns movimentos é onde aparece o ponto mais doloroso. A epicondilite é mais comum na faixa etária de 45 a 55 anos.

 

Para tratar da epicondilite deve-se ajustar as atividades de acordo com cada paciente, prioritariamente tendo como base o controle da dor e a reeducação de atividades que fortaleçam a musculatura. No caso do controle da dor, o uso de medicamentos anti-inflamatórios orais e compressas de gelo podem ajudar. A fisioterapia, ondas de choque e acupuntura também são tratamentos indicados.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados