Não existe briga! RPG e Musculação podem ser atividades complementares - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Não existe briga! RPG e Musculação podem ser atividades complementares

Em entrevista ao jornal A Tarde, criador do método explica a relação entre as duas atividades.

A dúvida é recorrente. Treinos de musculação podem ser combinados com exercícios de Reeducação Postural Global (RPG)? Quem deu a resposta para esta polêmica foi o próprio criador do método, o fisioterapeuta francês Philippe Souchard. Em uma entrevista concedida ao jornal A Tarde, no ano passado (2016), um pouco antes das olimpíadas, Souchard foi questionado sobre uma possível briga entre os RPGistas e os praticantes de treinos de musculação. O jornal também pediu que o profissional comentasse o dilema de treinadores que precisam do fortalecimento da musculatura de seus atletas.

Imagem: Shutterstock

Apesar do profissional admitir que a musculação pode, sim, causar problemas de postura e dores musculares, ele também comenta que a atividade pode ser complementada a RPG e que esta combinação, inclusive, é altamente recomendada para os atletas. Confira a explicação:

“Não se pode jogar futebol com pernas de garça. Então, evidentemente, um preparador físico vai fazer musculação. É o papel dele. E musculação bem feita, em função da adaptação para a atividade. Vão chegar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Um atleta que vá correr 10 mil metros é magrinho. Já um jogador de rugby é fortão. Então é uma necessidade. Não tem briga nenhuma. Um preparador físico precisa adaptar o volume muscular para a atividade. Só que, quando se faz musculação, vai encurtar, então o que pedimos é que cada vez que se faça uma hora de musculação, tem que fazer uma hora de Stretching Global Activo, ou tem que fazer uma hora de RPG, se o atleta estiver machucado, entendeu? Tudo é bipolarizado na vida. Tem dia, tem noite, tem inverno e tem verão, então tem a musculação e tem a flexibilidade. Temos que compensar a musculação de modo obrigatório com a flexibilização, tem que esticar, senão essa história vai acabar mal.  (…) Nós fazemos um trabalho com a seleção de vôlei brasileira, especialmente, a feminina. Todas fazem um trabalho com RPG e também fazem Stretching Global Activo. Eu não vou dizer que foram campeãs por causa da RPG, mas a RPG deu ao treinador a possibilidade de escolher quem ele queria, porque aqueles corpos estavam todos disponíveis.”

Continue acompanhando o nosso Blog para conhecer mais sobre a Reeducação Postural Global e se você pratica musculação e sente dores com frequência por causa dos treinos, entre em contato com a gente para uma avaliação.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde