Hérnia de Disco: o que é? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Hérnia de Disco: o que é?

Apesar de ser um termo comum, a hérnia de disco é um pouco mais complexa do que pode parecer. Então, afinal, o que é?

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

 

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas da coluna vertebral. Ela se torna mais comum em áreas que suportam mais carga e são expostas a movimentos como, por exemplo, as regiões lombar e cervical.

Na hérnia de disco existe uma fraqueza ou mesmo uma ruptura do anel que contém o disco – que forma a coluna espinhal. O conteúdo sai de sua posição normal e invade o canal vertebral, comprimindo as raízes nervosas e causando dor.

Os discos são formados por tecido cartilaginoso e elástico e tem como função principal evitar o atrito entre as vértebras. Seu deslocamento é geralmente ocasionando por esforço excessivo ou por algum trauma, porém em alguns pacientes a hérnia de disco pode desenvolver-se por conta da idade ou fatores genéticos.

Flexionar ou torcer a coluna, levantar peso de forma incorreta – o que força em demasia a coluna – traumas, obesidade, tabagismo e genética são fatores de risco que podem acelerar o processo até chegar a de fato virar hérnia de disco.

Os sitomas mais comuns aparecem nas regiões onde existe a lesão, podendo passar para demais partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical, as dores se irradiam para os membros superiores (braços, mãos e dedos); quando a hérnia é na lombar, as dores se irradiam para os membros inferiores (pernas e pé).

 

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados