Enxaqueca está associada à disfunção temporomandibular - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Enxaqueca está associada à disfunção temporomandibular

Estudo revelou que quanto mais frequente as crises de enxaqueca, mais severos serão os sintomas da disfunção.

Publicado no Journal of Manupulative and Physiological Therapeutics, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Pretos, em São Paulo, descreveu a relação direta da enxaqueca (migrânea crônica) com os problemas na articulação da mandíbula com o crânio.

Imagem: Shutterstock

O estudo usou como metodologia a avaliação de mulheres na faixa dos 30 anos de idade. Entre elas, 21 apresentavam enxaqueca crônica – que ocorre em 15 dias ou mais durante o período de um mês -, outras 32 duas apresentavam migrânea episódica e outras 32 não tinham enxaqueca. Na avaliação, foi observada a prevalência de sintomas da disfunção temporomandibular (DTM) em cada uma delas. Os resultados apontaram que sinais e sintomas da DTM apareceram em 54% das mulheres sem enxaqueca. O número aumentou pra 80% entre as mulheres com enxaqueca episódica e chegou aos 100% entre aquelas que apresentavam quadro de enxaqueca crônica.

Com estes resultados, uma das conclusões do estudo dá conta de que pessoas com migrânea crônica tem o triplo de chances de desenvolver sintomas severos de DTM em comparação às pessoas com enxaqueca episódica. Ainda segundo o estudo, há uma correlação entre a frequência da enxaqueca e a severidade da DTM que está associada a um nível mais elevado de sensibilidade destes pacientes. Mas ele também alerta que embora haja essa predisposição em relação a enxaqueca provocar também a DTM, isso não implica em afirmar o contrário, pois há casos de pacientes que já possuem DTM severa e que não apresentam quadros de enxaqueca. Logo, a enxaqueca não é causada pela DTM.

O estudo aponta, então, para a necessidade na mudança do tratamento de pessoas com enxaqueca que precisam ter o sinais e sintomas de uma possível DTM analisados clinicamente.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados