Disfunção Temporomandibular: o que é? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Disfunção Temporomandibular: o que é?

O nome pode até causar espanto, mas a Disfunção Temporomandibular é algo até certo ponto comum.

 

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo destinado a um subgrupo das dores orofaciais, pegando todo músculo da área onde a mandíbula se articula, em junção com o osso temporal do crânio.

 

Essa disfunção apresenta alguns sintomas comuns e muito irritantes, como por exemplo: dor de ouvido, dor na face, zumbidos, travamentos, dores musculares e articulares, limitações e desvios no movimento da mandíbula, ruídos durante a abertura e o fechamento da boca, além de dores na cabeça, nuca e pescoço.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

 

As causas da Disfunção Temporomandibular são muito variadas, pois qualquer distúrbio que apareça para interferir o equilíbrio dinâmico nessa região é capaz de gerar a disfunção. Geralmente é mais comum em pessoas de 20 a 45 anos, sendo que a principal causa é de origem muscular e após os 40 a origem é degenerativa.

 

O tratamento da DTM necessita acompanhamento de vários profissionais, como dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros. Além de analgésico e anti-inflamatório, são recomendadas massagens, alongamentos, terapia de liberação posicional e estimulação elétrica nervosa transcutânea para tratar da disfunção temporomandibular.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados