Como previnir a Dor nas Costas - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

Como previnir a Dor nas Costas

Dores nas costas sempre causam um incômodo muito grande. Sejam elas fruto de alguma patologia ou apenas uma dor passageira, é importante ficar atento.

 

Não é nada fácil conviver com as dores nas costas, pois além de serem extremamente incômodas, elas podem limitar certos movimentos e comprometer a execução de atividades rotineiras.

 

Essas dores podem estar diretamente relacionadas à presença de alguma patologia na coluna vertebral, onde as dores são mais intensas e merecem uma atenção maior. Porém, outras dores surgem em decorrência de algumas tarefas do dia a dia, de algumas ações que sobrecarregam a coluna lombar e geram as dores nas costas.

 

Imagem: Shutterstock

 

A forma de dormir é uma das causas mais frequentes que pode ocasionar dores nas costas, justamente pela grande maioria das pessoas dormir de bruços, o que é prejudicial para a coluna. O correto é dormir de lado e com um travesseiro entre os joelhos, ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás dos joelhos.

 

Outro momento rotineiro que pode prejudicar a coluna é na limpeza da casa, no qual por vezes movemos objetos pesados. É comum o indivíduo estender os braços e esticar demais a coluna para alcançar o que deseja, fazendo com que ao pegar o objeto, a sobrecarga do peso dele seja muito maior, prejudicando assim a coluna. O correto é agachar-se dobrando os joelhos, próximo ao objeto e então pegá-lo, sem inclinar a coluna.

 

Outra questão que merece cuidado é a postura no trabalho. Com o passar das horas descuidamos da postura, relaxamos o corpo, cruzamos as pernas ou os pés e não nos atentamos em relação ao posicionamento da tela do computador, descanso dos braços e ombros, e a altura da mesa. O ideal é utilizar cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços e sentar usando todo o encosto, deixando os pés totalmente encostados no chão. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para a coluna cervical ficar em posição confortável.

 

Essas são apenas algumas das ações que fazemos sem nos atentar aos cuidados básicos com a coluna. Alguns tratamentos alternativos, como a massagem, por exemplo, podem trazer alívio para o paciente, causando bem estar. Mas é importante procurar sempre um médico especialista.

 

A RPG é extremamente indicada aos pacientes com dores nas costas, pois o trabalho manual realizado dentro da RPG ajuda a aliviar e também proporciona melhora da postura fazendo com que o paciente tenha uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

 

De qualquer maneira, cuidar bem da coluna é fundamental e a melhor opção para prevenir dores nas costas de qualquer natureza. Se as dores permanecerem por muito tempo ou se tornarem muito intensas, o ideal é procurar um médico especializado para tratar do problema corretamente.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde