Alongamentos em corredores: Previne lesões? - Dra. Ana Motta e Equipe

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Alongamentos em corredores: Previne lesões?

De fato os alongamentos em corredores não previnem lesões, eles auxiliam e produzem uma sensação de bem-estar, porém não é algo essencial, mas pode ser feito de forma opcional ou em casos específicos.

Reprodução: Shutterstock

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Temos essa dúvida sobre os alongamentos porque virou algo muito comum antes da prática de qualquer esporte. Para você que pratica corrida, principalmente em lugares abertos, é de praxe ver quase todo mundo se alongando antes de começar a correr, justamente por ser um hábito. Porém, não havia nenhuma evidência dele antigamente, uma vez que está intrínseco desde os anos 70. Mas foi a partir dos anos 90 que o alongamento se transformou quase que em um mantra para corredores.

Pesquisadores começaram a testar na prática se a teoria realmente fazia sentido. Os resultados, porém, mostraram que o hábito era apenas um mito: alongamento não previne lesões em corredores.

Atualmente, estudos sobre este assunto ainda estão sendo realizados, justamente pensando no melhor desempenho. O resultado continua sendo o mesmo, o alongamento não previne lesões e nem melhora o rendimento, pelo contrário, em alguns casos, pode até influenciar negativamente, como, por exemplo, na velocidade em um treino de tiro.

Vale ressaltar que essas informações não são para proibir os corredores de realizar o alongamento, mas que não é necessariamente algo essencial e obrigatório, e sim facultativo de acordo com o bem-estar de cada corredor.

Outra dica é não confundir alongamento com aquecimento, pois o aquecimento é uma atividade que leva o sangue para os músculos e faz o sistema cardiorrespiratório trabalhar mais rápido. Caminhada, trote leve ou movimentos similares aos da corrida são exemplos de um bom aquecimento.

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