As posturas da RPG Souchard - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

As posturas da RPG Souchard

 

A RPG Souchard é uma técnica que oferece um tratamento completo para dores no corpo, mas também atua de modo eficaz na prevenção do problema. Ou seja, trata o sintoma e previne a causa.

O foco da Reeducação Postural Global (RPG) é o alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento da cadeia de músculos fundamentais para a melhora do alinhamento da coluna vertebral. Outra grande característica da RPG é o trabalho com a consciência corporal, ou seja, o paciente consegue levar para o seu dia a dia tudo o que aprendeu durante as sessões de tratamento/prevenção. O ganho dessa consciência é o que mantém os resultados obtidos, pois de nada adiantaria tratar o problema e depois assumir posturas completamente erradas em casa ou no trabalho, por exemplo.

Existem oito posturas específicas trabalhadas na técnica da RPG Souchard e cada uma pode durar, em média, vinte minutos, e o que define quais posturas serão utilizadas é a avaliação realizada a cada sessão.  As sessões tem duração aproximada de uma hora.

A primeira sessão é, normalmente, de conhecimento do histórico do paciente. Uma avaliação geral e minuciosa é realizada, a fim de identificar as necessidades e limitações do indivíduo. Além disso, são analisados os hábitos comuns do paciente, isto é, costumes que podem estar gerando a dor ou o desalinhamento postural. A técnica é, então, apresentada e explicada ao paciente. Numa segunda sessão, o paciente já pode iniciar as posturas que são indicadas para o seu quadro em questão. As oito posturas são as únicas trabalhadas para todos os pacientes, o que vai diferenciar é a intensidade (foco mais acentuado ou não em algumas delas) e também o foco nas diferentes partes do corpo. As posturas, normalmente, iniciam sem o uso de carga e, mediante evolução, as cargas são inseridas, conforme o alongamento seja maior.

Conheça as oito posturas da RPG:

– Rã no solo com fecho de membros superiores;

– Rã no solo com abertura de membros superiores;

– Rã no ar com fecho de membros superiores;

– Rã no ar com abertura de membros superiores;

– Postura sentado;

– Bailarina;

– Em pé contra a parede;

– Em pé no meio.

 

Em poucas sessões já é possível perceber os primeiros resultados e o paciente ganha aprendizados para a vida, evitando o retorno do problema ao seguir as orientações do fisioterapeuta especialista.

Fonte: http://www.rpgsouchard.com.br

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde