7 lesões mais comuns entre os corredores: quais são? - Dra. Ana Motta e Equipe

Siga-nos

7 lesões mais comuns entre os corredores: quais são?

Para os corredores é importante saber quais são as lesões que mais podem comprometer sua atividade. Então vamos conhecer quais são?

Uma pesquisa realizada por professores e alunos do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) revelou que joelhos, pernas, pés, tornozelos e coluna são as áreas mais afetadas. Há várias lesões comuns, como fratura por estresse, canelite e distensão muscular. Confira as 7 lesões principais lesões e suas causas:

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

 

  1. Síndrome da Banda Iliotibial:

É uma inflamação causada pelo atrito da banda iliotibial com a lateral do fêmur, que geralmente causa dores na lateral do joelho. Pode ser causada pelo aumento exagerado do volume de treinos, usar tênis muito gasto, falta de força nos músculos, desalinhamento nos joelhos e nos tornozelos e diferença no comprimento das pernas.

  1. Canelite:

Inflamação no tecido que recobre a tíbia e provoca dores na canela. Suas causas são: aumento exagerado no volume de treinos, uso de tênis inadequado, falta de fortalecimento na musculatura da tíbia, pisada excessivamente pronada ou supinada, falta de alongamento.

  1. Fascite Plantar:

Inflamação do tecido que une o calcanhar aos dedos e serve para proteger os ossos do pé. Aumento exagerado no volume ou intensidade de treinos, uso de tênis com pouco amortecimento, excesso de peso e pés chatos são causas que podem gerar dores na sola do pé.

  1. Tendinite no Tendão de Aquiles:

Falta de repouso entre os treinos, aumento do volume ou intensidade dos treinos, excesso de peso, falta de força ou de alongamento na musculatura dos membros inferiores são as causas para a inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar.

  1. Fratura por estresse:

São microfraturas que ocorrem por causa do desgaste ósseo, geralmente acontecem nos pés, tíbia e fêmur. Correr em pisos muito duros ou irregulares, fadiga muscular, rigidez nos tendões e até a idade podem causar essas microfraturas.

  1. Distenção Muscular:

É o rompimento das fibras musculares e ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos da coxa. Sobrecarregar as atividades, fadiga muscular, falta de flexibilidade, desequilíbrio de força muscular e postura incorreta durante a corrida podem causar esse problema.

  1. Condromalácia Patelar:

Dor no joelho provocada pelo atrito entre o osso do fêmur e a patela. É provocada quando a cartilagem patelar não está em perfeitas condições. Correr em pisos duros, falta de alongamento e do fortalecimento muscular são algumas das causas desta patologia.

Portanto é importante que todos os cuidados sejam tomados para que não ocorra nenhum tipo de problema.

Receba dicas e novidades para melhorar sua saúde

Assuntos relacionados