7 hábitos que prejudicam sua postura - Dra. Ana Motta e Equipe

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7 hábitos que prejudicam sua postura

Saiba quais são e como evitar hábitos prejudiciais à sua postura.

Carregar uma mochila, suspender um objeto pesado, cruzar as pernas e até dormir. Atividades comuns no nosso dia-a-dia que, se não forem realizadas de maneira adequada, prejudicam a postura e podem provocar desde pequenos incômodos como dores nas costas ou torcicolos, ou até mesmo grandes problemas como a hérnia de disco. Destacamos a seguir sete destes hábitos e como evitá-los:

Imagem: Shutterstock

  1. Carregar mochilas ou bolsas muito pesadas

Mochilas e bolsas muito pesadas, apoiadas em um ombro só, podem provocar alterações na postura e até uma hérnia de disco. O ideal é carregá-la com as alças nos dois ombros e com peso de até 10% do peso da pessoa que está transportando-a. Por exemplo, se uma criança pesa 40kg, sua mochila não deve pesar mais do que 4kg.

  1. Sentar com as costas tortas

Para quem trabalha muito tempo sentado, essa dica é muito importante. Sentar-se diariamente, e por longo período de tempo, com o tronco curvado, inclinado ou com as penar cruzadas pode resultar em dores musculares. Para evitar o problema, o recomendado é sentar-se com as costas totalmente encostadas no assento da cadeira. Os pés devem estar apoiados no chão e os braços e cotovelos devem estar apoiados em cima da mesa.

  1. Levantar pesos sem flexionar os joelhos

É comum que as pessoas inclinem as costas pra frente para apanhar objetos no chão. Além de entortar a coluna, este hábito provoca o enfraquecimento dos músculos das costas. Principalmente se objeto for muito pesado, prefira fazer um agachamento, flexionando os joelhos e mantendo os pés afastados, mantendo a coluna ereta.

  1. Dormir de barriga para baixo

Além de dores na costas, essa posição prejudica as articulações do pescoço e pode causar um torcicolo. Experimente deitar-se de lado, com um travesseiro debaixo da cabeça e outro entre as pernas, ou até mesmo de barriga para cima, flexionando levemente as penas com a ajuda de um travesseiro mais fino debaixo dos joelhos.

  1. Faxina com as costas dobradas

Flexionar as costas para frente enquanto está limpando a casa implica em sobrecarga das articulações e podem causar dores nas costas e pescoço. Preocupe-se em manter as costas sempre retas e dê preferência por utensílios de limpeza com cabos mais altos.

  1. Manter-se na mesma posição por muito tempo

Isso pode causar dor nas costas e a má circulação também pode provocar inchaços nas pernas e nos pés. Se no trabalho você geralmente fica muito tempo na mesma posição, procure fazer uma pausa regular para esticar as pernas, braços e pescoço.

  1. Cruzar as pernas

Este hábito provoca um desnível no quadril, fazendo com que a lombar fique inclinada. Prefira sentar-se com as pernas sensivelmente abertas, deixando os pés apoiados no chão e os ombros levemente inclinados para trás.

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