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Talvez a palavra estabilidade nos remeta a pensar atualmente na chave de qualquer modalidade esportiva. Exercícios funcionais, corrida, esportes coletivos ou qualquer outra atividade exige ESTABILIDADE.

 

O modo como vivemos, trabalhamos e conduzimos nossa rotina nos mostra articulações com baixa mobilidade, tendões encurtados, músculos enfraquecidos e uma série de outros problemas que se não contornados podem causar lesões ou até limitar a participação em alguns esportes. Para uma melhora de aproveitamento esportivo e até uma satisfatória qualidade de vida o trabalho de estabilidade torna-se fundamental.

 

Uma série de grupos musculares podem ser a base principal disso. O famoso Core (musculatura abdominal e lombar) é como se fosse o centro de equilíbrio. Musculaturas bem desenvolvidas de perna e panturrilhas também ajudarão muito em atividades que exijam de membros inferiores, como a corrida. Uma vez estando com estes grupos em estabilidade, você pode estar garantindo sustentação dos movimentos e manutenção da postura durante os exercícios, garantindo melhores execuções, técnicas e consequentemente uma melhora de aproveitamento. Quanto mais mobilidade articular e variação de estímulos para articulações de quadril, joelho e tornozelos mais estaremos garantindo um maior “ponto de equilíbrio”.

 

estabilidade

 

E como podemos nos tornar mais estáveis?

– Exercícios de força específica para as musculaturas citadas
– Exercícios de equilíbrio e propricepção (?)
– Exercícios de correções técnicas de acordo com a atividade escolhida
– Variação de estímulos

Esta é nossa dica! Seja estável, seja forte e seja principalmente MOVIMENTO!

Por: Leonardo Pontarolli (4RUN)

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